Como pode a Blockchain ajudar os hotéis?

Na luta constante dos hotéis para baixar os custos de aquisição de reservas que nos chegam pelas OTAs, surge ao fundo do túnel uma pequena luz que leva a crer que o futuro traga a alternativa. Esta luz vem com o nome de Blockchain. Esperamos com as próximas linhas, elucidar um pouco sobre este tema e como a este novo tipo de distribuição pode colocar o hotel à venda sem que lhe seja cobrada uma comissão por terceiros.

Escusado será dizer o quanto diariamente somos empurrados para comissões cada vez mais altas, pois grande parte da nossa produção chega-nos via OTAs, e como todas tendem a puxar no mesmo sentido, nós hoteleiros, vemo-nos obrigados a ceder e a aceitar essas condições, de forma a não comprometer a receita do hotel. Se representarmos um hotel independente, pouco ou nenhuma será a nossa capacidade de negociação com estes gigantes, pelo que se pressupõem que serão estes mesmos hotéis os pioneiros a vender dentro do sistema de blockchain. O que é então a blockchain? Vamos desmontar o tema e ver como pode ser esta a solução para o fim da intermediação e seus avultados custos, suportados por clientes e fornecedores.

Não se trata somente de compreender e instalar. Este novo meio obriga a investimento em tecnologia e know-how para substituição total do atual meio de distribuição, e é aqui que muitos ficarão para trás. Sem as ferramentas corretas e recursos humanos aptos ao novo desafio, não é possível a troca.

Blockchain, nada mais que uma Cadeia de Blocos

Ao desmontar a blockchain nada mais é que uma cadeia de blocos. Tudo assenta numa rede, como uma teia, que une vários blocos. Blocos com informações - registos, sujeitos a constantes atualizações ao segundo e passíveis de serem copiados infinitamente mantendo essas mesmas atualizações, com a mais-valia que não podem ser apagados ou adulterados. Os registos mantém a confidencialidade de quem regista e qualquer elemento da blockchain tem acesso ao mesmo e a sua veracidade e segurança é inquestionável já que são encriptados. Não existe em nenhum momento, um elemento central ou intermediário, permitindo transações de A a B sem qualquer terceiro a regular que obrigue a comissão. Este é o sistema base das moedas virtuais, sem bancos que centralizam, intervêm e cobram pela sua presença.

Para que isto seja possível, toda a tecnologia da blockchain é descentralizada, ou seja, a informação não está armazenada num só local. Desta forma, consegue-se prevenir a manipulação e torna toda a informação transparente a todos os intervenientes da rede. Qualquer nova informação adicionada, é acompanhada de data e hora e isto permite que qualquer informação seja rastreada, fomentando a transparência da base de dados.

Onde aplicar Blockchain na indústria hoteleira e do turismo?

As vantagens são inegáveis. Sem terceiros, os custos de distribuição reduzem drasticamente. As transações são seguras e também sem terceiros, logo, sem comissões bancárias, e efetuadas ao segundo. Para isso, as unidades terão de aceitar moedas virtuais como meio de pagamento. Esta base de dados, nunca fica offline e é imune a qualquer ataque informático. Esta estabilidade trás segurança a todas as transações financeiras.
Esta metodologia pode permitir eficiência em todo o processo de viagem, não só na compra da mesma, do hotel, como agilizar identificação durante a viagem, rastreamento de bagagens, acesso a programas de fidelização, etc. É toda uma nova lógica assente numa rede com dados invioláveis, encriptados, com total segurança e confidencialidade de quem entra com os dados.

Veja o seguinte vídeo que demonstra toda esta dinâmica de uma forma muito prática:

Tudo parece impossível até que seja feito.[1]

Considerações finais

Tudo é novo e a novidade assusta. Assim também era a internet na última década do século passado, que embora desta forma pareça que foi há muito tempo, foi há pouco mais de 20 anos, e hoje, não há nada nem ninguém que viva e cresça à margem da internet. É com base nesta evidência que queremos levantar o véu e deixar bem à vista a oportunidade que nos surge. Numa primeira fase parece complicado. Acessível somente a informáticos e longe da realidade hoteleira. É um novo cenário, completamente disruptivo do atual. Mas as vantagens são tantas e tão grandes que não se pode ignorar. Importa saber como funciona, como se estabelece no meio económico e principalmente como se comporta. Mas, como em qualquer passo estratégico, teremos de conhecer onde estamos e saber bem para onde queremos ir e como. É neste "como" que colocamos enfase e acrescentamos o "se". Se este é realmente um caminho a seguir para a nossa empresa, para o nosso negócio.

Queremos com este artigo apresentar o sistema que em toda a sua teoria é genial e deveremos distanciá-lo do caso da Bitcoin e seu efeito de bolha. Também não queremos passar a ideia de que tudo o que é novidade e tecnológico é o caminho a seguir. Sugerimos informação, análise e sobretudo pensamento estratégico. Futuramente aprofundaremos o tema e esclareceremos questões que nos façam chegar.

Já existem várias empresas no setor que embarcaram na aventura, desde companhias aéreas a operadores. Explore o tema, recorra a literatura sobre o mesmo, familiarize-se com este. Muito em breve poderá chegar o momento do primeiro passo.

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  1. Nelson Mandela ↩︎